quinta-feira, 25 de março de 2010

MUSS-L/R reuniu com os responsáveis do ACES

O MUSS-L/R (Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde de Lordelo e Rebordosa) reuniu hoje, pelas 9.30h, com o Agrupamento dos Centros de Saúde Tâmega II - Vale de Sousa Sul, representado pela Directora Executiva, Dra. Fátima Gonçalves, e pelo Presidente do Conselho Clínico, Dr. Baptista Pereira.
O MUSS-L/R, representado por Miguel Correia (Lordelo), Joel Ferreira (Rebordosa) e Armando Amorim (Lordelo), colocou várias questões, entre as quais: o actual número de profissionais em cada uma das Unidades de Saúde (Lordelo e Rebordosa), o número de utentes sem Médico de Família, o prazo de abertura do novo estabelecimento de saúde de Rebordosa e a possibilidade de transformação de cada uma das Unidades de Saúde (em rigor, USCSP – Unidade de Saúde de Cuidados Primários Personalizados) em Unidade de Saúde Familiar (USF) e as medidas que a ACES Tâmega II - Vale de Sousa Sul pretende tomar para melhorar a prestação dos serviços de saúde nas duas maiores freguesias do Vale do Sousa.
A USF consiste numa pequena unidade funcional multi-profissional (médicos, enfermeiros administrativos), com autonomia funcional e técnica, que presta cuidados de saúde primários personalizados, num quadro de contratualização interna, envolvendo objectivos de acessibilidade, adequação, efectividade, eficiência e qualidade, nomeadamente a substituição dos médicos faltosos por outros médicos.
O ACES prometeu que tanto Lordelo como Rebordosa terão uma USF a curto prazo, assim como estará para breve a abertura do novo Centro de Saúde de Rebordosa, estrutura muito aguardada pelos utentes.
Relativamente à colocação de profissionais de saúde, e considerando que o rácio adequado é 1700 utentes por médico e enfermeiro, o ACES informou o Movimento de Utentes que Rebordosa tem actualmente 6 médicos, não havendo utentes sem Médico de Família. Em Lordelo apenas existem 3600 utentes sem Médico de Família, num universo de quase 11.000 utentes.
O MUSS-L/R espera que as medidas implementadas melhorem significativamente a prestação de serviço aos utentes e aguarda que as promessas sejam cumpridas, nomeadamente a abertura do novo estabelecimento em Rebordosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário