- Falta de médicos. Mais de 6000 utentes num universo de cerca de 20.000 utentes (nas duas Unidades de Saúdes – Lordelo e Rebordosa) não têm Médico de Família (cerca de um terço dos utentes).
Além disso, cada Médico de Família tem mais de 1700 doentes, quando as entidades competentes apontam que o rácio ideal é de 1000 a 1500 pacientes por cada médico existente. Assim, podemos concluir que cada Centro de Saúde necessita de 3 a 4 médicos;
- Necessidade de alargamento de horários;
- Elevado absentismo por parte de alguns médicos, com consequências altamente negativas para os utentes;
- Implementação de procedimentos administrativos mais adequados, de forma a prestarem um serviço mais célere e de qualidade aos utentes, e de forma a terminar com a situação lamentável de obrigar dezenas de cidadãos a pernoitarem à porta do estabelecimento em busca de uma consulta.
- Necessidade de desenvolver e divulgar métodos mais cómodos de marcação de consulta, nomeadamente pela utilização da internet (e-agenda);
- Má concepção física do Centro de Saúde de Lordelo, com salas de esperas demasiado próximas dos balcões de atendimento; levando à existência de demasiado ruído nas instalações;
- Urgente abertura do novo Centro de Saúde de Rebordosa;
- Abertura de mais farmácias de serviço na região.
MUSS-L/R, 6 de Março 2010
Além disso, cada Médico de Família tem mais de 1700 doentes, quando as entidades competentes apontam que o rácio ideal é de 1000 a 1500 pacientes por cada médico existente. Assim, podemos concluir que cada Centro de Saúde necessita de 3 a 4 médicos;
- Necessidade de alargamento de horários;
- Elevado absentismo por parte de alguns médicos, com consequências altamente negativas para os utentes;
- Implementação de procedimentos administrativos mais adequados, de forma a prestarem um serviço mais célere e de qualidade aos utentes, e de forma a terminar com a situação lamentável de obrigar dezenas de cidadãos a pernoitarem à porta do estabelecimento em busca de uma consulta.
- Necessidade de desenvolver e divulgar métodos mais cómodos de marcação de consulta, nomeadamente pela utilização da internet (e-agenda);
- Má concepção física do Centro de Saúde de Lordelo, com salas de esperas demasiado próximas dos balcões de atendimento; levando à existência de demasiado ruído nas instalações;
- Urgente abertura do novo Centro de Saúde de Rebordosa;
- Abertura de mais farmácias de serviço na região.
MUSS-L/R, 6 de Março 2010
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