terça-feira, 5 de outubro de 2010

Leitura dos jornais 1: "A Unidade de Saúde Familiar já abriu portas em Lordelo"

No passado dia 27 de Setembro, entrou em funcionamento a nova USF - Unidade de Saúde Familiar Salvador Lordelo, sita no Centro de Saúde da nossa cidade.
Em declarações à imprensa, Miguel Correia, porta-voz do MUSS-L/R – Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde de Lordelo e Rebordosa, saudou o acontecimento e desejou que a nova USF seja a resposta às reivindicações dos utentes. Tal como anunciado em Abril, na edição de A FARPA, a USF terá como principais vantagem: a atribuição de médico, enfermeiro e secretário clínico a cada utente. Assim, deixou de haver utentes sem Médico de Família e na ausência de um médico, o utente não deixará de ser consultado.
A USF Salvador de Lordelo passa a funcionar das 8h às 20h e a dispor de uma equipa multidisciplinar constituída por 6 médicos (Beatriz Mendonça – a coordenadora, Eugénia Toledo, Isabela Carvalho, Lina Ascenção, Timóteo Velosa e Tracey Fernandes), 6 enfermeiras (Ermelinda Coelho, Joana Meneses, Manuela Costa, Nazaré Gomes, Patrícia Ribeiro e Susana Barbosa) e 5 secretários clínicos (Emília Rocha, Fátima Carneiro, Fernanda Carneiro, José Fraga e Júlia Coelho).
Além das consultas programadas, marcadas com antecedência para vigilância de saúde e prevenção de doença, a nova USF passa a dispor do serviço de Consulta Aberta, para atendimento de situações agudas e marcadas no próprio dia e também da Consulta Domiciliária, destinada aos doentes incapacitados de se deslocarem ao Centro de Saúde.
Nas situações que não necessitam de avaliação pelo médico (renovação de medicação crónica ou de credencial de fisioterapia e avaliação de exames complementares de diagnóstico) o doente deverá entregar o seu pedido no secretariado e após 3 dias pode procurar resposta.
A consultas podem ser marcadas por telefone (22 444 27 20), fax (22 444 50 56) ou email (usf3972a@csrebordosa.min-saude.pt). Quando a USF estiver encerrada e em caso de necessidade de consulta urgente o utente deverá recorrer:- SASU Paredes (Dias úteis das 20h às 22h. Fim-de-semana e feriados das 9h às 21h);- Urgência do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (atendimento contínuo 24h); ou- INEM (telefone 112 para situações urgentes).

Sem comentários:

Enviar um comentário